quinta-feira, 8 de junho de 2017

O Sonho Europeu: Portugal se torna a nova casa de milhares de brasileiros


Resultado de imagem para portugal e brasil


A crise econômica, a falta de oportunidades no mercado de trabalho, a corrupção desenfreada, o aumento da criminalidade, a falta de investimentos em educação e a saúde pública cada vez pior, tem sido alguns dos principais motivos para milhares de brasileiros elegerem Portugal como sua segunda casa.

Mais o que esse país tem de tão atraente?

No que se refere ao ingresso no ensino superior, por exemplo, desde que o Exame Nacional do Ensino Médio ( ENEM ) passou a ser aceito como vestibular em várias instituições de ensino daquele país, um grande número de estudantes brasileiros decidiram arrumas as malas e viver principalmente em Coimbra, onde fica localizada umas das mais tradicionais universidades da Europa e que faz parte do TOP 5 no ranking das maiores instituições de ensino do mundo. 

Resultado de imagem para universidade de coimbraResultado de imagem para alunos de capas pretas coimbra


Hoje a Universidade de Coimbra, possui mais de 20 mil estudantes e entre eles, aproximadamente 10% são brasileiros, que tem a sorte e o privilégio de vestir os impecáveis uniformes e usar as capas pretas.

O país ibérico também oferece boas oportunidades para aposentados e investidores.A tranquilidade por ter uma qualidade de vida melhor, com serviços de qualidade, principalmente na área de saúde, a segurança e a estabilidade econômica, são alguns dos ingredientes para apostar em uma verdadeira mudança depois dos 60 anos. E tais critérios, também se encaixam quando o assunto é investir e virar patrão, pois o país criou em outubro de 2012 o benefício da Autorização de Residência para Atividade de Investimento ( ARI ), que permite que cidadãos nacionais de Estados Terceiros obtenham uma autorização de residência temporária para atividade de investimento com dispensa de visto para entrar no território nacional. 

Já foram concedidas mais de 370 autorizações, sendo 348 relacionadas à compra de imóveis.O Brasil perde apenas para os chineses em números de solicitações.Em 2016 o número de brasileiros residindo legalmente no país, passou de 21%.

Mas como em toda história de sonhos, existem aqueles que se deram bem e outros que ficaram frustrados com a experiência .A ilegalidade, é um dos problemas enfrentados por quem entra no país com visto de turista e decide fixar moradia. 

O programa Fala Portugal, veiculado pela Record Tv Europa, abordou a questão da ilegalidade e suas consequências, na série chamada de O Sonho Europeu.











Nenhum comentário:

Postar um comentário